Estimados Amigos,

A terceira noite desde que deixamos Curitiba, foi a 3.770m de altitude! A primeira foi em Foz do Iguaçu, a segunda em Pampa Del Infierno, em pleno Chaco Argentino.

Viemos cheios de vontade para chegar ao Mundo Andino! E já avistamos montanhas nevadas, salares, lhamas e vicunhas, além de um povo bronzeado pelo frio e pelo sol do ar rarefeito, o homem andino em harmonia com a sua Pacha Mama, a Mãe Terra.

Estamos em Santo Antonio de Los Cobres, cidade de 8.114 habitantes, marcada pela atividade mineira. Hoje em dia se extrai lítio, bórax e sal. O cobre já se esgotou. Nos últimos anos o Turismo ganhou força e atualmente é a outra principal fonte de renda para a região.

Nosso objetivo por aqui é aclimatar o organismo à altitude, antes de enfrentar as elevadas montanhas da Puna Argentina.

Hoje escalamos a nossa primeira montanha, o Vulcão Tuzgle, de 5.530m de altitude. Com a caminhonete Andina chegamos até os 4.700m, depois fomos seguindo um rio de lava solidificada até o cume, de onde tivemos uma bela vista desta parte dos Andes marcada por vulcões, conseguimos avistar vários deles, não apenas da Argentina, mas também do Chile e da Bolívia.

Lógico, dor de cabeça não nos faltou, em razão de alcançar tão rápido elevadas altitudes (apenas 5 dias após a nossa partida), ainda temos que nos acostumar melhor ao ar rarefeito, mas estamos reagindo bem.

Amanhã é dia de mudar a nossa base, vamos enfrentar o nosso primeiro “Seis Mil”, e isso com calma, para finalizar da melhor forma nossa aclimatação, por isso vamos ficar alguns dias sem dar notícias.

Nossas primeiras fotos mostram bem como será esta bela Expedição que está apenas começando.

Muchos saludos a todos, hasta luego,

Waldemar Niclevicz