Clubes de Montanhismo

O alpinismo, tornando-se realidade, motivou a formação de clubes alpinos nos países em que mais ganhava expressão. Em 1857, surgiu na Inglaterra a primeira associação de alpinismo do mundo, o The Alpine Club. Em 1862 surgiu a Associação Alpina Austríaca e, nos anos seguintes, o Clube Alpino Suíço, o Clube Alpino Italiano, a Associação Alpina Alemã e o Clube Alpino Francês. Atualmente existem associações de alpinismo em quase todos os países. Somente na Europa Ocidental existem mais de um milhão e meio de alpinistas organizados, e no Japão são mais de cinco milhões de alpinistas federados.

No Brasil, após os feitos heróicos das primeiras conquistas, os alpinistas também começaram a se organizar em associações. A primeira entidade a ser criada foi o Centro Excursionista Brasileiro, em 1919, no Rio de Janeiro. Mais tarde surgiram o Centro Excursionista do Rio de Janeiro, em 1939, o Círculo dos Marumbinistas de Curitiba, em 1943, e o Centro Excursionista Carioca, em 1946. Outros grupos continuaram se organizando, destacando-se o Clube Alpino Paulista, em São Paulo, e o Clube Paranaense de Montanhismo, em Curitiba.

As lojas que vendem equipamentos e as academias de escalada "in door" também desempenham um papel importante, servindo de ponto de encontro, divulgação de cursos e indicação de guias.

Clicando em “Links”, você vai encontrar o endereço de Clubes de Montanhismo, Academias de Escaladas e Lojas de Equipamemtos.

Boas escaladas!