O início do Montanhismo no Brasil

Mesmo com o relato de algumas ascensões ao Pão de Açúcar, a partir de 1817, o montanhismo no Brasil teve a sua primeira manifestação significativa em 1856, quando José Franklin da Silva enfrentou o Pico das Agulhas Negras, de 2.791m de altitude, situado no maciço de Itatiaia MG/RJ, porém sem atingir o seu ponto culminante.

Por ter sido organizado com fins meramente esportivos, o marco inicial do montanhismo brasileiro acabou se tornando a iniciativa de um grupo de paranaenses, liderados por Joaquim Olímpio de Miranda, que decidiu escalar o maciço do Marumbi, situado na Serra do Mar do Paraná. O cume principal, com 1.539m de altitude, denominado deste então de “Olimpo”, foi alcançado no dia 21 de agosto de 1879.

As escaladas das montanhas brasileiras foram aos poucos se sucedendo, culminando com a conquista do Dedo de Deus, de 1.675m de altitude, no Rio de Janeiro, em 9 de abril de 1912. Esta expedição foi chefiada por Teixeira Guimarães, seus companheiros enfrentaram passagens tão difíceis para a época, que a escalada só foi repetida vinte anos depois. Não poderia se deixar de mencionar a conquista do ponto culminante do Brasil, o Pico da Neblina, no Amazonas, com 2.993m de altitude, que foi escalado em 1965, por José Ambroso Miranda Pombo.

Atualmente se destacam três estados que concentram a maioria dos alpinistas, montanhistas e escaladores do Brasil: Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo. Naturalmente o Rio de Janeiro concentra a maior parte dos praticantes, pois todo o estado está repleto de montanhas, com rocha de excelente qualidade. Em segundo lugar vem o Paraná, também beneficiado pelas intrusões graníticas da Serra do Mar, além de outros afloramentos no interior do estado. Em terceiro lugar vem o estado de São Paulo, onde se destaca a Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí. Os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Espírito Santo, também contam com uma boa quantidade de praticantes.

Um dos fatores que vem ajudando o montanhismo a conseguir novos adeptos é a escalada “in door”, várias academias já estão equipadas com esta pequena montanha dentro de seus ginásios, onde são simuladas vias de escaladas e é possível ter os primeiros contatos com equipamentos, uso da corda e técnicas de segurança.