Escalado em: 24 de dezembro de 2012.

Junto com: o paulista Pedro Hauck.

Rota percorrida: Normal, pelo Vale de Las Pailas.

Dificuldade: PD-, pouco difícil inferior, caminhada pesada sobre elevada altitude.

Tempo estimado: 4 a 7 dias.

Época adequada: novembro a março.

Acesso: da cidade de Salta 159 Km (4 horas) de carro até a simpática cidade colonial de Cachi (2.280m). Outra opção é vir por Santo Antônio de Los Cobres, pela Ruta 40, através do Passo Acay (4.900m) (ideal para veículo 4×4).

Aproximação: de Cachi (2.280m) seguir em direção ao Vale de Las Pailas, 19 Km, até Las Pailas (3.300m), final da estrada. Últimos 3 Km somente para veículos 4×4.

Equipamento necessário: completo de alta montanha, botas duplas, grampões, e bastões de esqui.

A Escalada:

O Nevado de Cachi é um maciço com nove cumes, seu ponto culminante se chama Libertador General San Martin (6.380m), vindo pelo vale de Las Pailas é o último a ser alcançado.

De Las Pailas (3.300m), atravessar o rio e buscar amontoados de pedras que marcam o caminho. No primeiro dia fomos até Isla de Piedra (4.750m), sempre seguindo vales com abundância de água. Nosso próximo acampamento foi no Anfiteatro Khun (5.256m), de onde fizemos o ataque ao cume. Existe um lugar mais acima, a 5.600m, de onde também é possível fazer o ataque ao cume, mas é um lugar muito exposto ao vento e ao frio. A subida de 300m até este lugar de acampamento é bem íngreme, vale a pena um reconhecimento no dia anterior, os últimos 40 metros exigem alguns passos de escalada, cuidado, trecho exposto, rochas soltas. Importante: sinalizar e/ou marcar no GPS esse ponto para o retorno.

Após os 5.600m, seguir em direção ao Hoygaard (6.185m), não é preciso ir até esse cume, contorná-lo pela sua direita, até montar sobre a ampla crista que leva ao Libertador, que ainda está muito longe, e só vai ser alcançado após se superar outros dois ante cumes. Essa parte superior da montanha é muito ampla, onde enfrentamos um terreno completamente nevado, sem nenhuma referência de trilhas, altamente recomendável o uso do GPS.

A escalada do Nevado de Cachi foi surpreendente, muito mais bonita do que eu imaginava, afinal a região não é nenhum tipo de parque ou reserva natural, mas vimos guanacos, viscachas, e condores, sobre um vale repleto de belas nascentes da mais pura das águas, que garantem abaixo uma rica agricultura e a sustentabilidade dos habitantes daquela parte da província de Salta, onde o Mundo Andino parece estar em equilíbrio!