Escalada em: 23 de agosto de 1988.

Junto com: em solitário.

Rota percorrida: Normal,

Dificuldade: F, fácil, 40º.

Tempo estimado: um dia, após aclimatação prévia.

Época adequada: maio a outubro.

Acesso: de La Paz estrada até Plataforma Zongo (4.700m).

Equipamento necessário: básico de alta montanha, bota de caminhada, grampões e bastão de esqui.

A Escalada:

A escalada do Charquine é apenas uma caminhada, mas que vale a pena para quem quiser se aclimatar melhor para escalar depois o Huayna Potosi.

Desde Plataforma Zongo (4.700m), local de refúgios e acampamento-base para o Huayna Potosi, seguir pelo aqueduto que surge logo ao lado da estrada (lado oposto ao Huayna Potosi). Depois de uns 30 minutos, antes do aqueduto fazer uma curva acentuada para a esquerda, formando uma ponte sobre um pequeno rio, abandoná-lo saltando-se para o seu lado direito.

Subir ao lado do pequeno rio, até chegar ao glaciar do Charquine, aproximadamente a 5.000m, onde existe uma pequena laguna. Daqui, se estiver com grampões, cair para à esquerda e montar o glaciar, seguir até a sua parte superior, logo se dirigir para a direita em direção ao cume, enfrentando trechos de rocha e neve.

Uma opção mais fácil, porém mais cansativa em razão das pedras soltas, e que pode não exigir o uso de grampões, é seguir em frente depois da pequena laguna, subindo por uma encosta até a crista que leva ao cume.