País: Tibete (China), fronteira com o Nepal.

Escalada em: 21 de maio de 1998.

Junto com: os italianos Abele Blanc e Marco Camandona.

Rota percorrida: Normal.

Dificuldade: D, difícil, como todo Oito Mil.

Tempo estimado: 40 dias.

Época adequada: abril e maio.

Acesso: de Kathmandu, por terra, dois dias até o acampamento-base (5.000m).

Aproximação: do acampamento-base, um dia de caminhada até o acampamento-base avançado (5.800m).

Equipamento necessário: completo de alta montanha.

A Escalada:

O Cho Oyo está situado na fronteira do Tibete com o Nepal. A intenção era escalar este outro Oito Mil em duas semanas, mas, para a nossa surpresa, foram suficientes apenas 4 dias.

No dia 23 de maio de 1998, apenas 9 dias após a escalada do Shisha Pangma, Abele, Marco e eu conseguimos chegar ao alto desta que é a sexta maior montanha do mundo, para mim, algo quase inacreditável. Toda essa pressa aconteceu porque quando chegamos ao acampamento-base avançado, a 5.800m, depois de caminhar 30 km em intermináveis 12 horas, encontramos as outras expedições reclamando do mau tempo e do vento, que estava impedindo que chegassem ao cume, mas através da internet, via satélite, recebemos a previsão de bom tempo para os próximos três dias, então resolvemos aproveitar esta oportunidade, mas não foi fácil.

No primeiro dia fomos até o acampamento 1 (6.400m); no segundo dia montamos nossa barraca no acampamento 2 (7.000m); no terceiro dia fomos até o cume, 8.201m, e descemos até o base avançado, 5.800m, absolutamente felizes, mas muito cansados.