Escalada em: 09 de agosto de 2011.

Junto com: Paulo Andriguetto e Eiki Higaki.

Rota percorrida: Spigolo del Velo.

Dificuldade: 400m, D, V.

Tempo estimado: 1 dia.

Época adequada: julho e agosto.

Acesso: de San Martino di Castrozza, seguir cerca de 2 km por estrada asfaltada em direção ao sul, aproximadamente a 1.200m de altitude, bem numa curva fechada, sair à esquerda por estrada de terra rumo a Malga Zivertaghe (1375m) (estacionamento). Pela trilha “713”, duas horas de caminhada até o Rifugio Del Velo (2.358m).

Aproximação: do Rifugio del Velo, seguir as indicações para a via ferrata “Alta Val della Vecchia”, depois de uns 15 minutos, quando a via ferrata vira para a esquerda, seguir em direção ao esporão (Spigolo del Velo).

Equipamento necessário: completo de escalada em rocha, jogo de camalots até o “3”, jogo de stoppers, duas cordas de 60m.

A Escalada:

Para muitos o Spigolo del Velo é considerada a via mais bonita das Dolomitas. A escalada é de fato muito bonita e aérea, justamente por se desenvolver em um esporão.

O início da escalada é uma sequência de seis a oito esticões de II e III, fácil, ganhando aproximadamente 200m de altura, até o topo do 1º Pilar.

Vem então o crux da via, 30m, V, uma fissura levemente em negativo que deve ser seguida até um diedro, quando a fissura se fechar, sair cerca de 2 m para à direita, logo par cima outra vez. Entrar em oposição e chegar a um pequeno platô. A dificuldade continua constante bem pela crista do esporão, IV +, passa-se um teto, então se perde um pouco de inclinação e se chega ao alto do 2º Pilar. (este trecho tem cerca de 120m de altura).

Apoiando-se no Pilar, tipo chaminé bem aberta, se ganha a parede do lado oposto. A escalada passa a ser novamente mais difícil, mas também mais bonita e prazerosa por continuar na vertical, até perder um pouco de inclinação e ficar mais fácil quando se chega próximo do topo. (este trecho tem 80 metros de altura).