Escalada em: de 25 a 29 de abril de 2001.

Junto com: Alexandre Portela, Dalio Zipin, Irivan Gustavo Burda, José Luiz Hartmann, Marcelo Santos e Sergio Tartari.

Rota percorrida: The Nose.

Dificuldade: 900m, VI 5.11 A2.

Tempo estimado: 5 dias.

Época adequada: abril e maio, setembro e outubro.

Acesso: de San Francisco, de carro até o Parque Nacional Yosemite.

Equipamento necessário: completo de escalada em rocha, dois jogos de camalots até # 4, TCUs, stoppers, nuts.

A Escalada:

O Yosemite, a primeira área de conservação natural dos Estados Unidos, é um verdadeiro paraíso, e não apenas para os alpinistas. Do camping selvagem a um belo hotel cinco estrelas, de uma simples caminhada ao mais famoso big wall do mundo, existem um sem fim de opções para todos os amantes da natureza.

Nós escalamos em muitos lugares no Yosemite, mas não víamos a hora de enfrentar o El Capitan, sem dúvida o mais célebre e desejado big wall do mundo, uma beleza de paredão com 900 metros de altura. Foram 5 dias pendurados sobre o vazio, para superar aquela impressionante verticalidade por uma via de escalada chamada “The Nose”.

Eu tinha certo medo, não apenas de despencar daquelas alturas, ou de perder algum tipo de equipamento que escapasse das mãos abismo abaixo, mas de que o tempo voltasse a piorar e ficasse tão ruim quanto o dia da nossa chegada, quando vimos as encostas das montanhas branquinhas, coberta por uma neve fresca. Ventou forte, entraram nuvens suspeitas, esfriou, mas felizmente deu tempo de terminar a escalada com sucesso.

Estar com uma equipe de altíssimo nível no Yosemite foi incrível, escalamos o El Capitan não apenas com o objetivo de superar o big wall mais famoso do mundo, mas com a intenção de sentir o que é a convivência em equipe em um big wall, já que em seguida iríamos para a Trango Tower.

Não tínhamos pressa, o objetivo era o aprendizado. Assim fizemos a escalada em 5 dias:

1º dia – escalada do 1º ao 4º esticão, até o Sickle Ledge, voltamos ao solo para dormir.

2º dia – subida de jumar por cordas fixas até o Sickle Ledge; escalada do 5º ao 12º esticão, até a Dolt Tower (1ª noite na parede).

3º dia – escalada do 13º ao 21º esticão, até o “Campo 4” (2ª noite na parede).

4º dia – escalada do 22º ao 25º esticão, até o “Campo 5” (3ª noite na parede).

5º dia – escalada do 25º ao 34º esticão, cume!!!

Como éramos sete pessoas, formamos duas cordadas independentes, isso proporcionou lindas fotos e imagens, pois da cordada de cima, se podia fotografar e filmar a guiada da cordada de baixo.

Veja mais detalhes em “Trango Tower” .

Veja de perto cada lance da escalada da “The Nose” em um fantástico vídeo do Google Street View do Yosemite.