Escalado em: 01 de janeiro de 2013.

Junto com: o paulista Pedro Hauck.

Rota percorrida: face oeste.

Dificuldade: PD, pouco difícil, caminhada pesada sobre elevada altitude, perigoso devido a grandes pedras soltas.

Tempo estimado: de 2 a 4 dias, mediante aclimatação prévia.

Época adequada: novembro a março.

Acesso: Da cidade de Salta, por Santo Antônio de Los Cobres, até o povoado de Antofagasta de La Sierra (recomendável 4×4). Ou, na Ruta 40, na Província de Catamarca, ao norte da cidade de Belém, no entroncamento de El Eje, seguir até Antofagasta de La Sierra. Seguir rumo ao sul do Salar de Antofalla, unicamente para veículo 4×4, imprescindível conseguir referências para o GPS. Risco elevado de se atolar na areia. (Foi o acesso que usamos para chegar na montanha).

Outro acesso, mais recomendável: desde Las Grutas, ir em direção a fronteira chilena, cerca de dois quilômetros antes de cruzar o passo San Francisco, pegar estrada de terra à direita rumo a Laguna Amarga, próximo a esta laguna pegar bifurcação à direita (não descer em direção a laguna), ir em direção ao El Peinado, quando a estrada atingir os 4.400m de altitude é o local do acampamento-base. Risco elevado de se atolar na areia. (Usamos esse acesso para sair da montanha).

Equipamento necessário: completo de alta montanha, bastões de esqui.

Importante: levar água e combustível para reposição.

A Escalada:

A subida ao El Peinado é simples mas perigosa, devido a inclinação de sua encosta chegar próxima dos 45o, onde grandes rochas de obsidiana se empoleiram, podendo se desequilibrarem sob o menor toque. Descer ainda é mais perigoso.

Apesar do risco do acesso e das rochas soltas, o vulcão é lindo. Ao lado da Laguna del Peinado (3.350m) existe uma terma natural, local perfeito para acampar, onde passamos o Ano Novo.

Do acampamento-base (4.400m) ao lado da estrada, a 16 Km da Laguna del Peinado, fizemos nossa escalada de forma totalmente intuitiva, uma vez que não tínhamos nenhuma informação sobre o vulcão. No início se atravessa vários corredores de pura areia, depois muita lava vulcânica solidificada, e depois, na parte superior, uma encosta interminável de rochas obsidianas com até um metro de diâmetro.

Do cume, onde se destaca uma pequena laguna no interior da cratera, tem-se uma visão impressionante: o Antofalla (6.440m) ao longe ao norte, o Incahuasi (6.621m) mais próximo ao Sul, o Ojos del Salado (6.893m) a sudoeste, e inúmeras outras montanhas.