Se hoje eu te perguntasse se está tudo bem, o que me responderia?

Não é difícil imaginar que a maioria das pessoas viria com frustradas respostas devido a situação em que vivemos: corrupção crônica, políticos mentirosos, crise econômica, dividas, desemprego. Que tristeza!

Mas antes de eu tentar adivinhar como está a sua vida, talvez você se pergunte: e o Waldemar? O que passa na cabeça de alguém que vai toda a semana para a montanha e vive fazendo viagens incríveis? Esse cara é um privilegiado, muitos podem pensar.

Mas não é bem assim, vivo a mesma aflição de todos que querem um mundo melhor. Somos iguais perante Deus, o que nos faz diferente perante os homens são as nossas atitudes. O privilégio que tenho é o mesmo que você: estar vivo! Tornar a vida algo fascinante depende de cada um!

É claro que também estou inquieto, incomodado por estar envolvido pelo delicado momento que enfrenta o nosso Amado Brasil. Meu ritmo de trabalho diminuiu bastante, as palestras praticamente desapareceram e falar em patrocínio com as empresas é algo impensável. O “caixa” vai esvaziando, o dinheiro só sai, não entra! Ainda bem que sempre tive o cuidado de economizar, levo uma vida simples e evito o desperdício.

Nestes momentos de crise busco ver o que aconteceu de bom e percebo que neste ano escalei montanhas difíceis, como o Fitz Roy e o Salcantay, e estive em lugares realmente fantásticos, como a Patagônia e Vilcabamba. E, como já comentei, ainda que tenha visto o número de palestras diminuir, aquelas que fiz foram realmente emocionantes, momentos inesquecíveis quando percebi ter conseguido levar uma reflexão às pessoas sobre superação, eficiência, qualidade de vida, entre outros temas decisivos que podem mudar as nossas vidas.

Ainda que tudo pareça perdido, lembre-se que você está vivo! Lembre-se que existem as montanhas, uma natureza divina onde você pode reencontrar forças e equilíbrio. Lembre-se do seu potencial que um dia já foi tanto reconhecido. Lembre-se dos seus amigos! Lembre-se do seu sonho!

Aproveite para desenvolver suas habilidades, continue se preparando, pois um dia o sol vai voltar a brilhar.

E então… coloque a mochila nas costas, deixe a corda te unir com força a seus companheiros, busquem juntos novas oportunidades, vá atrás da realização dos seus sonhos!

Se um dia você olhar alguém no topo de uma montanha, tenha a certeza que ele não chegou lá por acaso.

Estou trabalhando em um Projeto que visa transformar as minhas expedições em episódios para a televisão, está aprovado pela Lei do Audiovisual, o patrocínio é via incentivo fiscal, se souber de alguma empresa que possa ajudar por favor me avise.

Que em 2017 você renasça com coragem, esperança, alegria e Deus no coração!

Quando puder fique em silêncio, apague a luz, coloque o volume alto e veja este vídeo, é o meu presente de Natal: teaser No Topo do Mundo.

Namastê!

Waldemar Niclevicz

PS1: Veja nas fotos momentos marcantes deste meu ano de 2016.