Escalada em: 05 de maio de 2001 e 03 de junho de 2002.

Junto com: Equipe da Trango Tower (2001) / Irivan Gustavo Burda (2002)

Rota percorrida: Snake Dike (2001) / Regular (2002).

Dificuldade: Snake Dike 5.7  //  Regular VI 5.9 A2.

Tempo estimado: 1 dia.

Época adequada: abril e maio, setembro e outubro.

Acesso: de San Francisco, de carro até o Parque Nacional Yosemite.

Equipamento necessário: Snake Dike: jogo de nuts. Regular: jogo de camalots até # 3, TCUs, stoppers, nuts.

A escalada:

Em 2001, após escalar a The Nose no El Capitan, queríamos escalar a Regular do Half Dome, mas havia muita neve na base e a parede estava bastante molhada pelo mesmo motivo. Acabamos subindo uma via “fácil”, um IV pela escala brasileira, chamada de Snake Dike. Linda via na face sudoeste. Desfrutamos muito esta escalada, pois estávamos já extasiados pela beleza da The Nose e de tantas outras escaladas que havíamos feito, mas também porque contemplamos do alto do Half Dome um lindo pôr do sol, e, mais lindo ainda, o nascer da lua cheia.

Voltei no ano seguinte com o Irivan e quase que não consegui escalar a Regular novamente. Fomos até a base, choveu à noite, e tivemos que descer. De fato desistimos da idéia, mas o tempo ficou bom, e no dia seguinte lá fomos nós novamente pelos “Death Slabs” até a base da parede. Chegamos à tarde, fizemos os primeiros esticões e deixamos fixadas nossas duas cordas de 60 metros.

No dia seguinte, às 5 horas já estávamos escalando, e depois de 15 horas ininterruptas, desfrutando os últimos minutos da luz do dia, chegamos ao cume do Half Dome. Que escalada maravilhosa!