Escalada em: 02 de abril de 1995.

Junto com: Mozart Catão e equipe.

Rota percorrida: Normal.

Dificuldade: AD, algo difícil, 60º.

Tempo estimado: 1 dia.

Época adequada: abril e maio; setembro e outubro.

Acesso: desde Kathmandu, vôo até Lukla.

Aproximação: de Lukla (2.700m), caminhada de 8 dias até o acampamento-base Pareshaya Gyab (5.100m), que está a um dia de caminhada acima do povoado de Chukung (4.780m).

Equipamento necessário: completo de alta montanha, grampões, piolet, corda, grampos de gelo.

A Escalada:

Do acampamento-base (5.100m), continuar vale acima por uns 500m, então subir por trilha bem marcada a encosta da esquerda, indo levemente para a direita, montando um destacado esporão de rocha, até encontrar o glaciar, que deve ser abordado pela direita de um grande serac (três horas desde o acampamento-base).

Entra-se no glaciar, contornando grandes gretas, seguindo rumo a parede que desce do cume, até alcançar a sua rimaya. Desde a rimaya são dois esticões até o topo da afiada crista que leva ao cume. Daqui mais um esticão para a direita, em direção ao cume, 60º, supera as últimas dificuldades. Após mais uns 80 metros se chega ao afiado cume do Island Peak (6.173m). (três horas desde o início do glaciar).