País: Quirguistão, fronteira com o Cazaquistão.

Escalada em: 02 de agosto de 2009.

Junto com: Irivan Gustavo Burda.

Rota percorrida: Normal, Via Tsetlin, Crista Oeste, 3.000m de desnível.

Dificuldade: AD, algo difícil (graduação russa “5A”).

Tempo estimado: 2 a 3 semanas.

Época adequada: julho e agosto.

Acesso: de Bishkek, um dia de carro, 460 km, até o Acampamento Internacional Karkara, então de helicóptero até o acampamento-base no Glaciar Inylchek Sul (4.000m).

Equipamento necessário: completo de alta montanha e de escalada em gelo.

A Escalada:

Desde o acampamento-base South Inylchek (4.000m), se leva de duas a três horas para chegar até o local do o acampamento 1 (4.250m), que fica na entrada de um grande desfiladeiro. É importante dormir ali e no outro dia partir de madrugada, pois o desfiladeiro é muito perigoso, com a queda diária de avalanches, seja do Chapaeva (6.371m), ou do próprio Khan Tengri (7.010m), que formam as paredes do desfiladeiro.

Eu e o Irivan já estávamos aclimatados, em razão da escalada do Lenin (7.134m), assim partimos do acampamento 1 (4.250m) e fomos direto para o acampamento 3 (5.900m), e de lá direto para o cume. Não usamos o acampamento 2 (5.200m) e nem o acampamento 4 (6.400m).

É importante tomar muito cuidado e não confiar totalmente nas cordas fixas.

Chegamos ao cume do Khan Tengri no dia 2 de agosto de 2009, às 13h20, após 9 horas de escalada sobre a sua Crista Oeste de 1.100m de desnível. A escalada foi feita praticamente toda em rocha, 3º a 5º de dificuldade técnica, segundo a escala adotada no Brasil.

As piores dificuldades que encontramos foram o vento gelado e o excesso de neve, já que o tempo estava instável. Felizmente nosso ataque ao cume foi bem preciso e um tanto ousado, pois nevou muito no dia anterior, e mais ainda após voltamos ao acampamento-base.

Mais detalhes da escalada do Khan Tengri em “Leopardo das Neves”.