Escalado em: 19 de janeiro de 2013.

Junto com: o paulista Pedro Hauck e a mato-grossense Silvia Bonora.

Rota percorrida: Normal.

Dificuldade: F, fácil.

Tempo estimado: de 2 a 4 dias, após aclimatação prévia.

Época adequada: novembro a março.

Acesso pela Argentina: Desde a cidade de San Juan, ingressar no Chile pelo Passo de Água Negra (4.700m) e seguir até o centro fronteiriço Juntas del Toro (2.089m).

Acesso pelo Chile: Desde a cidade de La Serena, subir o Valle del Elqui por 152 Km até o centro fronteiriço Juntas del Toro (2.089m).

Aproximação: No centro fronteiriço (2.089m), apresentar permissão para a escalada no Reten dos Carabineros (polícia) e solicitar a chave para abrir o cadeado da corrente que fecha o acesso a Mina El Indio, abrir o cadeado e devolver em seguida a chave aos carabineiros (o mesmo procedimento deve ser feito ao se regressar do Las Tortolas). Seguir pela estrada que leva a Mina El Indio por cerca de 8 Km até La Troya (2.400m), onde se deve pegar à direita por uma estrada menor, que serpenteando a encosta em mais 20 Km leva até o acampamento-base (3.900m), sinalizado por um portão de metal vermelho onde está escrito “proibida a entrada” (acampar antes de passar o portão).

Equipamento necessário: completo de alta montanha, bastões de esqui.

Permissão para a escalada: necessária para estrangeiros, a ser retirada gratuitamente, com pelo menos trinta dias de antecedência, através da internet no site da Difrol.

Importante: Levar água potável para o acampamento-base. Toda a água que se encontra em qualquer lugar do Las Tortolas está contaminada por arsênio, imprópria para consumo.

A Escalada:

Do acampamento-base (3.900m), subir o vale por cerca de cinco minutos, cerca de 200m, continuando por evidente trilha que surge na margem do lado esquerdo de quem sobe. Essa trilha em cinco horas de caminhada nos leva até o Gabriela Mistral (5.200m), confortável refúgio com colchão para quatro pessoas, e espaço para pelo menos outras seis pessoas.

Atenção: toda a água ao redor do refugio, inclusive da laguna, é imprópria para o consumo devido a contaminação com arsênio – é preciso derreter a neve para beber, ou levar água.

Do refúgio se atinge o cume em 4 ou 5 horas de caminhada, dificultada nos metros finais pelas pedras soltas (acarreo). Na mesmo dia é possível retornar ao acampamento-base e seguir para La Serena.