País: Nepal, fronteira com o Tibete (China).

Escalada em: 05 de outubro de 2002.

Junto com: Irivan Gustavo Burda e Equipe (Alir Wellner, Marcelo Santos, Márcia Foltran e Paulo Souza).

Rota percorrida: Normal, face oeste.

Dificuldade: D+, difícil superior.

Tempo estimado: 40 a 60 dias.

Época adequada: abril e maio; setembro e outubro.

Acesso: de Kathmandu, de avião, até Lukla.

Aproximação: de Lukla, 8 dias de caminhada até o acampamento-base.

Equipamento necessário: completo de alta montanha.

A Escalada:

Fizemos a escalada do Lhotse no outono, pós-monção, em 2002, decretado pela ONU Ano Internacional das Montanhas.

Em uma mesma expedição, tínhamos a intenção de escalar o Everest e o Lhotse, já que o caminho até o Acampamento 3 (7.300m), mais precisamente até os 7.700m de altitude, é exatamente o mesmo para as duas montanhas.

No Everest chegamos até os 8.300m, quando acabamos sendo surpreendidos por uma avalanche de placa. Voltamos ao Colo Sul (8.000m), lugar do Acampamento 4, com a esperança de fazer uma nova tentativa no dia seguinte, mas o vento continuou insuportável, então mudamos nossa atenção para o Lhotse, que se encontra justamente no lado oposto do Colo Sul.

No mesmo dia que deixamos o Colo Sul, montamos um acampamento a 7.860m no Flanco do Lhotse, de onde partimos às 3hs da madrugada, para atingir às 9h30 o cume do Lhotse (8.501m).

Veja mais detalhes desta fantástica escalada em “Lhotse 2002”, no link “Expedições”.