Escalado em: 14 de janeiro de 2013.

Junto com: o paulista Pedro Hauck.

Rota percorrida: Normal.

Dificuldade: PD, pouco difícil, caminhada pesada sobre elevada altitude.

Tempo estimado: de 3 a 7 dias, mediante aclimatação prévia.

Época adequada: novembro a março.

Acesso: Desde a cidades de San Juan, seguir 240 Km por estrada de asfalto até a cidade de Barreal.

Aproximação: De Barreal (1.600m), seguir 80 Km por estrada de terra, unicamente para veículo 4×4. O caminho está bem sinalizado com placas. Em Las Juntas é obrigatório se registrar no controle da Mina Panchon. Logo é preciso cruzar o rio Colorados, de preferência pela manhã, pois não tem ponte. De carro se chega até o Refugio Laguna Blanca (3.100m), simples, sem camas, sem banheiros, mas com lugar abrigado para cozinhar. Água potável se encontra a cem metros do refúgio.

Equipamento necessário: completo de alta montanha, grampões, bastões de esqui.

A Escalada:

O Pedro Hauck e eu fizemos a escalada do Mercedário em três dias, no primeiro fomos de Barreal até o Refúgio Laguna Blanca (3.100m), onde chegamos tarde pois o rio Colorados estava bem cheio e havia um deslizamento que interrompeu a estrada, mas felizmente os funcionários da Mina Panchon, depois de três horas de trabalho, conseguiram liberar a estrada.

No dia seguinte começamos a caminhar às 6 da manhã, vencemos 2 mil metros de desnível em dez horas, para acampar em Pirca de Indios (5.100m), debaixo de uma forte nevasca, o que apenas nos confirmou que tínhamos que aproveitar o tempo bom pela manhã.

Resolvemos então partir à meia noite, e não às 3 da madrugada, como tínhamos feito nas outras montanhas. Só que à meia noite estava chovendo, resolvemos esperar. Meia noite e meia, ainda chovendo, resolvemos começar a escalada assim mesmo. A chuva foi se transformando em neve, e depois de uma hora parou. De olhos grudados no GPS o Pedro guiava o meu caminho “mais para a esquerda, agora para a direita”, dizia. O caminho estava debaixo de 20 cm de neve, o GPS é quem nos indicava para aonde ir.

Amanheceu então um dia lindo, e ainda tínhamos 700m do total de 1.770 de desnível a percorrer. Só chegamos ao cume às 13 horas, mas conseguimos! Na volta o vento já tinha apagado nossas pegadas, tivemos que abrir caminho novamente, e chegamos ao nosso acampamento apenas às 17h40. Desmontamos a barraca e debaixo de chuva andamos os 12 km até o Refúgio, aonde chegamos super cansados, mas felizes!