Escalada em: 03 de abril de 2004.

Junto com: Alexandre Lima e o peruano Carlos Zarate.

Rota percorrida: Normal.

Dificuldade: F, fácil.

Tempo estimado: 2 dias.

Época adequada: maio a outubro.

Acesso: da cidade de Arequipa, por estrada até a central hidroelétrica Aguada Blanca.

Equipamento necessário: completo de caminhada, bastões de esqui.

A Escalada:

De manhã deixamos Arequipa e fomos em direção a uma central hidroelétrica chamada Aguada Blanca, chegamos até lá enfrentando uma estrada de terra cheia de curvas, superando os 4.300m de altitude. Seguimos por uma estrada ainda menor, cruzamos uma duna de cinza vulcânica, para então estacionar o Andino a 4.010m, aos pés do Vulcão Misti.

Às 13 horas começamos a nossa caminhada rumo ao o acampamento alto, atravessando um terreno pontilhado pelas moitas de um capim chamado ichu. Logo surgiram dunas de pura cinza vulcânica, difíceis de serem atravessadas, pois ali nos afundávamos com facilidade. No final da tarde chegamos aos 4.807m, um lugar de acampamento que recebe o nome de Mont Blanc, por ter a mesma altitude da maior montanha dos Alpes Europeus.

Bem, dormimos ali no Mont Blanc e às 4 da madrugada iniciamos a subida do Misti. Como em todo vulcão, o formado cônico não oferece grandes dificuldades técnicas, assim a escalada do Misti foi na verdade uma caminhada pesada, sendo o maior problema o terreno instável formado pelas cinzas vulcânicas, para cada passo dado para cima, se escorregava uns dois para baixo.

Às 9h30 já estávamos no alto dos seus 5.823m de altitude, onde me surpreendi com uma cruz de ferro com 7 metros de altura e com a visão da cidade de Arequipa lá em baixo. Mas o que me chamou mesmo a atenção foi a cratera do Misti, ela tem aproximadamente 300m de diâmetro e cerca de 350m de profundidade, lá de dentro saía uma grande quantidade de gases e um cheiro forte de enxofre, nas suas bordas existiam vários focos de fumarolas, ou seja, o Misti está bem ativo.

A descida foi fácil, fomos escorregando nas cinzas das encostas e em uma hora e meia descemos dos 5.823m do cume até os 4.010m onde estava o confortável Andino.