Escalada em: 27 de janeiro de 1989.

Junto com: em solitário.

Rota percorrida: Rota Normal.

Dificuldade: F, fácil. Caminhada sobre rocha.

Tempo estimado: 1 dia, após aclimatação prévia.

Época adequada: novembro a abril.

Acesso: de Copiapó, estrada até as margens da Laguna Verde, 265 km, indispensável alugar serviço de transporte ou ter carro próprio.

Equipamento necessário: básico de alta montanha, bota de caminhada e bastões de esqui.

A Escalada:

Caminhada de altitude, por pedras soltas. Serve de opção para se aclimatar melhor para o Ojos del Salado. Na época, 1989, havia a Hosteria Murray que usei como base para a escalada, ela foi vítima de um incêndio e não existe mais. Nesse mesmo lugar, no antigo posto dos carabineros, existe o Refugio Claudio Lucero 4.500m) que pode ser usado como acampamento-base, desde refugio leva-se de 5 a 6 horas até o cume.

Para escalar as montanhas da região é preciso retirar com antecedência uma permissão no Departamento de Fronteiras . A permissão não tem nenhum custo, mas deve ser apresentada no “Reten de Carabineros” que existe próximo da Laguna Verde, bem como no “Complejo Aduaneiro San Francisco”, que se encontra a meio caminho vindo de Copiapó.

É difícil encontrar água potável na região da Laguna Verde, o ideal é trazê-la, aproveitando a viagem de carro.

Era necessário pagar uma “taxa de admissão” de 160 dólares por pessoa para a agência que administrava o turismo na região do Ojos del Salado. Essa taxa valia apenas para 12 dias, e dava direito a usar as termas e os lugares de acampamento, bem como as estradas de acesso até as montanhas. 
IMPORTANTE: desde o dia 1 de novembro de 2012 foi suspendido o acordo com a concessionária Aventurismo, não sendo mais necessário o pagamento da “taxa de admissão”.