Os Sete Cumes

O desafio “Os Sete Cumes do Mundo” é a escalada da maior montanha de cada um dos continentes, levando em consideração a América como “dois” continentes (América do Sul e América do Norte), e contanto também como continente a Antártida.

Foi o americano Dick Bass que tornou popular a idéia de escalar Os Sete Cumes. Em seu livro “Seven Summits” é descrito a emocionante aventura de cada uma das escaladas, porém na Oceania ele escalou o Monte Kosciusko, na Austrália, e não a Pirâmide Carstensz, que fica em Irian Jaya e é muito mais alta e difícil.

O primeiro alpinista a vencer Os Sete Cumes foi o canadense Patrick Morrow, em agosto de 1986. Quatro meses depois, o italiano Reinhold Messner tornou-se o segundo a completar a proeza.

Dos Sete Cumes, quatro escaladas foram inéditas para o Brasil: Waldemar Niclevicz é o primeiro brasileiro a escalar o Everest (maior montanha da Ásia), o Elbrus (maior montanha da Europa), o Vinson (maior montanha da Antártida) e o Carstensz (maior montanha da Oceania).

Para Niclevicz, a escalada mais difícil e fascinante dos Sete Cumes foi a do Everest, conquistada em maio de 1995, após uma tentativa fracassada em 1991, em razão de um problema em seu equipamento de oxigênio a apenas 300m do ponto mais alto.

A segunda montanha mais difícil foi o Mc Kinley, no Alasca, que também exigiu duas tentativas: a primeira em maio de 1996, quando Niclevicz foi obrigado a desistir a pouco mais de cem metros do objetivo, pois o frio intenso estava congelando os pés do seu companheiro. A vitória – em solitário – veio um ano depois, no dia 3 de maio de 1997, quando Niclevicz foi o primeiro, entre 1.078 alpinistas, a conseguir finalizar a escalada. Deste total, apenas outros 227 alpinistas conseguiram chegar ao cume do Mc Kinley, em 1997.

Outras montanhas que também deram trabalho ao brasileiro foram o Vinson e o Carstensz, basicamente devido ao isolamento e a dificuldade de acesso. A escalada da maior montanha da Antártida foi marcada por um frio constante, sempre beirando os 30º negativos. A tensão da escalada do Carstensz veio da instável situação política da região – ali o risco de vida não derivava apenas de razões esportivas.

Já a escalada do Elbrus e do Kilimanjaro foram as mais fáceis para Niclevicz, pois não apresentam grandes dificuldades técnicas, mesmo assim cada uma das montanhas exerceu o seu fascínio. A maior montanha da Europa por estar situada ao sul da Rússia, em uma das cordilheiras mais elegantes do mundo, o Cáucaso. Na maior montanha da África o encantamento ficou por conta da exuberante cultura negra e pela grande presença de animais selvagens.

O Aconcágua foi o primeiro dos Sete Cumes a ser conquistado por Niclevicz, em fevereiro de 1988, data que marca o verdadeiro início da sua carreira profissional de alpinista. A sua rota normal não exige grandes conhecimentos técnicos, mas é preciso ter cuidado com os efeitos de sua elevada altitude, 6.959m. Para Niclevicz é uma montanha inesquecível, como cada um dos Sete Cumes.

Clique em cada um dos Sete Cumes para saber detalhes das escaladas:

Aconcágua (6.959m) , Argentina – a maior montanha da América do Sul.

Mc Kinley (6.194m), Estados Unidos – a maior montanha da América do Norte.

Vinson (4.897m) – a maior montanha da Antártida.

Kilimanjaro (5.895m), Tanzânia – a maior montanha da África.

Elbrus (5.642m), Rússia – a maior montanha da Europa.

Everest (8.848m), Nepal/China – a maior montanha da Ásia.

Carstensz (4.884m), Irian Jaya (Indonésia) – a maior montanha da Oceania.