Escalada em: 02 de janeiro de 2010.

Junto com: com o colombiano Jaime Franco.

Rota percorrida: Normal.

Dificuldade: PD, pouco difícil.

Tempo estimado: 4 dias.

Época adequada: dezembro e janeiro.

Acesso: de Bogotá, por estrada, 430 km, 10 horas, até a cidade de Guican.

Aproximação: de Guican, de carro até a Fazenda La Esperanza, depois um dia de caminhada até a Laguna Grande (4.444m) (acampamento-base).

Equipamento necessário: básico de alta montanha, grampões e piolet.

A Escalada:

No mesmo dia, eu e o Jaime escalamos o Pan de Azucar e depois o Pulpito del Diablo.

Do acampamento-base, situado as margens da Laguna Grande (4.444m), no início enfrentamos uma simples caminhada, indo em direção à direita do Pulpito, mas depois tivemos que nos encordar e escalar alguns saltos de rocha com bastante cuidado, devido a grande presença de pedras soltas. Quando tocamos o glaciar o perigo desapareceu, então contornamos o Pulpito pela direita, passando pelo colo que existe entre ele e o Pan de Azucar, até chegar às lajes de pedra na base da parede, onde bivacamos (4.800m).

No dia seguinte, às 5 da manhã, seguimos para o cume do Pan de Azucar. Após atravessar o amplo colo com o Pulpito, fomos ganhando altura por uma elegante crista, que tinha o seu gelo cada vez mais duro quanto mais alto estávamos, exigindo muito cuidado nos metros finais. Às 8hs já estávamos de volta a base do Pulpito para tomar o café da manhã.

O sol aos pouco veio nos aquecer, e às 9 horas começamos a escalar o Pulpito del Diablo, por uma bela fissura que se erguia na vertical, com dois pequenos tetos em seu final, V. Após 30 metros montei a primeira parada, tudo em móvel.

Uma bela oposição em uma laca vertical, foi me levando até uma mancha de neve entalada em um diedro, tive que ir pisando na neve, até chegar ao diedro onde usei stoppers para proteger o final da escalda, VI, que me levou ao topo do Pulpito, terminando o segundo e lindo esticão de 30 metros.