Queridos Amigos, 

Sinto em dizer que estou com problemas!

Durante a escalada da Nadelgrat – travessia em crista do Dirruhorn (4.035m), Hobärghorn (4.219m),  Stecknadelhorn (4.241m) e Nadelhorn (4.327m) – minha perna esquerda afundou em um buraco na neve e foi atingida pelo grampão do pé direito.

Fez um furo profundo na panturrilha. Em três horas estava em um refúgio e fui evacuado de helicóptero até um hospital na cidade de Visp, Suíça, onde passei por cirurgia. Isso foi no dia 30 de julho. No dia 1º de agosto o ferimento infeccionou, passei a tomar antibiótico, sem melhora.

Cada dia pior, febre, panturrilha avermelhada, quente e dolorida. Muitos palpites: flebite, hematoma, celulite infecciosa… Hoje fui ao pronto-socorro em Aosta, fiz exame de sangue, drenaram o ferimento… Foi diagnosticado erisipela (infecção da parte superficial da pele).

Passei a tomar dois antibióticos, e continuar com o pé para cima, além de aplicar gelo e banhos de água fria para diminuir o inchaço e a dor.

Lá fora mais um temporal de verão conforta um pouco a minha frustação de ter interrompido bruscamente o bom ritmo das escaldas dos Quatro Mil dos Alpes, mas espero em breve retomar a superação deste belo desafio.

Apesar das dificuldades, é preciso sempre acreditar que podemos levar o Brasil para a frente, para o alto!

Veja o vídeo do acidente na Nadelgrat em https://youtu.be/BZeEc1ANTKE

29 Quatro Mil escalados, faltam 53 !

4 MIL DOS ALPES, em busca da essência do Alpinismo!

Super abraço!