Escalado em: 08 de janeiro de 2013.

Junto com: o paulista Pedro Hauck.

Rota percorrida: Normal, face nordeste.

Dificuldade: PD, pouco difícil, caminhada pesada sobre elevada altitude.

Tempo estimado: de 3 a 7 dias, mediante aclimatação prévia.

Época adequada: novembro a março.

Acesso: Desde as cidades de La Rioja ou San Fernando del Valle de Catamarca, seguir até a cidade de Fiambalá.

Aproximação: Desde Fiambalá (1.800m), seguir por estrada de asfalto em direção ao Passo San Francisco, após 90 Km, a 3.250m de altitude, em local bem sinalizado, pegar estrada de terra à esquerda, seguir mais 92 Km até o acampamento-base (4.600m). Evitar atalhos, fazer todos os zig/zags. Recomendável veículo 4×4.

Equipamento necessário: completo de alta montanha, grampões, bastões de esqui.

Importante: levar água para o acampamento-base.

A Escalada:

A escalada do Pissis é espetacular, não apenas pela montanha em si, que apresenta um grande glaciar em sua face leste, mas também pela região onde se encontra, com uma aproximação lindíssima passando por várias lagunas, quando se nota uma grande presença de vida selvagem como vicunhas, flamingos e condores.

Fizemos a escalada do Pissis em apenas três dias, montando além do acampamento-base (4.600m) apenas um acampamento alto (5.700m) de onde fizemos o ataque ao cume, pois já estávamos bem aclimatados. O glaciar estava em boas condições, sem grandes penitentes, o que agilizou tanto a nossa subida quanto a nossa descida.