Escalada em: 17 de janeiro de 2008.

Junto com: Eduardo Mazza.

Rota percorrida: Kearney Harrington + Buscaini.

Dificuldade: 550m, 5+, 6b/A1.

Tempo estimado: 3 dias, se o clima ajudar!

Época adequada: dezembro a fevereiro.

Acesso: de El Calafate, de carro até o povoado de El Chalten.

Aproximação: de El Chalten, um dia de caminhada, 20 km, até o acampamento NipoNino (900m).

Equipamento necessário: básico de alta montanha, botas duplas, grampões e piolet, completo de escalada em rocha, jogo de camalots até o “3”.

A Escalada:

A Agulha Saint Exupéry (2.558m), uma das mais impressionantes torres da região, fica perto do Cerro Torre, mas pertence ao cordão ou maciço do Fitz Roy.

A rota que enfrentamos foi a Kearney Harrington (550m, 5+, 6b/A1) +  Buscaini, sua parte final, 250m, para chegar ao cume (5, 6b/A2), num total de 800 metros de parede ou escalada propriamente dita, mas que desde o nosso acampamento foram quase dois mil metros de desnível.

A escalada foi toda uma aventura, devido a instabilidade do tempo. Partimos de NipoNino às 4 da madrugada, chegamos na base da via às 8 horas, começamos a escalar às 9 sob uma fina neve que deixava a rocha úmida. Às 14h30 terminamos a Kearney Harrington, deixamos então a face norte da Exupéry e passamos para o lado leste, entrando na Buscaini que estava com muita neve, foi difícil encontrar a rota, superar um fantástico diedro, mas conseguimos e chegamos ao cume às 19h45, com um vento de gelar os ossos e alguns flocos de neve.

Na descida nossa corda enroscou três vezes durante os rapéis, tivemos que voltar a subir, tudo uma manobra desgastante; e, já de madrugada, nos perdemos entre as pedras da morena e acabamos improvisando um bivaque, pois seria muito difícil encontrar o caminho no meio daquela noite fria, úmida e ventosa. “Bien cansaditos, pero felices” voltamos ao amanhecer para NipoNino.