Escalada em: 17 de abril de 1997 e 11 de outubro de 2004.

Junto com: em solitário (1997) / com Javier Carvallo Contreras (2004).

Rota percorrida: Normal. Aresta NW.

Dificuldade: PD, pouco difícil.

Tempo estimado: 3 a 4 dias, após aclimatação prévia.

Época adequada: maio a outubro.

Acesso: de La Paz, por estrada até a localidade de Sajama (280 km).

Aproximação: de carro 4×4 é possível chegar até os 4.400m.

Equipamento necessário: completo de alta montanha, botas duplas, grampões e piolet.

A Escalada:

Desde a vila de Sajama, indo em direção a aresta NW, se instala o acampamento-base a 4.750m. É possível utilizar outros lugares para o acampamento-base, seguindo a estrada em direção a Tomarapi.

Em 1997 usei o pátio da Igreja (4.300m) de Tomarapi como acampamento-base, de onde iniciei a minha caminhada de aproximação. Com fiz a escalada em abril, havia muita neve a partir dos 5.000m. Eu montei um acampamento superior no início da Aresta NW, a 5.200m, de onde parti diretamente para o cume.

Em 2004, eu e o Javier usamos como acampamento-base o estacionamento (4.300m) das Termas, dali seguimos direto para o acampamento-alto (5.700m) (sete horas). No dia seguinte deixamos o acampamento alto às 03h15 da madrugada, para chegar ao cume às 08h15, e então realizar uma longa descida para voltar ao caminhão Andino, aonde chegamos as 15h00.

Em 2004, como fizemos a escalada em outubro (final da estação), encontrei a montanha bem diferente do que em 1997 (quando fiz a escalada em abril, início da estação). Eu e o Javier sofremos para chegar até o acampamento alto (5.700m), pois o que encontramos pelo caminho foi um monte de pedras soltas sobre uma areia fina, absolutamente nada de neve. A situação continuou igual até a “canaleta”, isso já a 5.900m, quando só então passamos a pisar sobre a neve, mas uma neve diferente, cheia de pontas, chamadas de “penitentes”.

Os penitentes tinham uns 60 a 80 cm de altura e foram nosso principal obstáculo até passarmos os 6.200m, então foi o mesmo suplício de 1997, a subida sobre a gigantesca calota superior do Sajama parecia não ter fim, mas, após desviarmos algumas gretas, que também não haviam sete anos antes, felizmente chegamos ao ponto culminante da Bolívia.