Altitude: 6.251m.

País: Paquistão.

Escalada em: 30 de junho de 2001.

Junto com: Alexandre Portela, Irivan Gustavo Burda, José Luiz Hartmann, Marcelo Santos e Sergio Tartari.

Rota percorrida: Eslovena,

Dificuldade: 6c A1 1000m. 29 esticões.

Tempo estimado: 30 a 40 dias.

Época adequada: junho e julho.

Acesso: de Islamabad, ida por estrada até Skardu, 700 km, dois dias.

Aproximação: de Skardu, um dia, 112 km, de Jeep até Askole, mais quatro dias de caminhada até o acampamento-base.

Equipamento necessário: completo de alta montanha e de escalada em rocha.

A Escalada:

A Trango Tower tem 6.251 metros de altitude e está situada ao norte do Paquistão, no Karakorum, a mesma cadeia de montanhas onde se encontra o K2. Junto com uma série de imponentes torres vizinhas, forma um conjunto harmonioso conhecido como as “Catedrais da Terra”, a maior concentração de torres verticais do mundo.

O desnível total superado desde o acampamento-base foi de 2 mil e 200 metros, altura maior do que “cinco” Pães de Açúcar, um em cima do outro; e mais do que a altura de “três” Corcovados, vistos do mar.

Surgindo na metade do caminho rumo ao K2, à esquerda do Glaciar Baltoro, a Trango Tower surpreende a todos com a sua verticalidade. Sua face leste é a maior parede literalmente vertical do mundo, com 1 mil e 500 metros de altura.

Também conhecida como Nameless Tower ou Torre Sem Nome, foi escalada a primeira vez em 1976. Sua segunda ascensão aconteceu apenas onze anos depois e até 2001 somente 72 alpinistas haviam chegado ao seu cume, em um total de apenas 24 expedições com êxito.

O tempo necessário para superar a Trango Tower, ou realizar a escalada propriamente dita, foi de 28 dias, sendo que toda a expedição durou um mês e meio.

Veja detalhes em “Trango Tower”.