Escalado em: 21 de dezembro de 2012.

Junto com: Pedro Hauck e Silvia Bonora.

Rota percorrida: Normal.

Dificuldade: F, fácil, caminhada sobre rocha.

Tempo estimado: um dia.

Época adequada: novembro a março.

Acesso: da cidade de Salta 155 Km por boa estrada de terra e asfalto até Santo Antônio de Los Cobres.

Aproximação: de Santo Antônio de Los Cobres (3.770m), seguir por estrada de terra rumo ao Viaduto La Polvorilla (4.200m), passar por debaixo do viaduto e seguir em frente por trecho precário, ideal 4×4. Após subida íngreme beirando precipício se chega a puna (altiplano), a estrada melhora e surge o Tuzgle à direita. Seguir em frente até quase passar o vulcão, pegar então bifurcação que surge à direita, apta apenas para 4×4, para chegar ao acampamento-base (4.400m), marcado por pircas (muros de pedra). 45 Km desde Santo Antônio de Los Cobres.

Equipamento necessário: básico de alta montanha, muito útil bastões de esqui devido as pedras soltas. Importante levar água.

A Escalada:

A subida ao Tuzgle é uma simples caminhada, que pode ser iniciada desde o acampamento-base (4.400m), ou do acampamento alto (4.900m), até onde chega a estrada. A estrada é precária e deslizamento de pedras podem interrompê-la, tivemos que parar o carro a 4.700m.

Do acampamento alto (4.900m), marcado por pircas (muros de pedras), seguir encosta acima até a trilha cruzar novamente com o rastro da estrada, seguir para à direita pela estrada, abandonando-a após uns 200m em uma curva acentuada, seguindo uma trilha à direita.

A trilha segue por lava solidificada, e leva a uma espécie de canaleta de pedras soltas, subir pelo lado esquerdo da canaleta até um imenso platô, de onde se vê o cume à direita. Seguir em direção ao cone do cume, que deve ser atacado pela sua esquerda até a sua crista, pegar à direita e seguir até o cume, marcado por uma cruz de madeira, de onde é possível avistar outros vulcões, não apenas da Argentina, mas também do Chile e até da Bolívia.