Nestas duas décadas, um total de 13 brasileiros (incluindo três mulheres) chegaram literalmente no Topo do Mundo. Em 1995, Mozart Catão e eu escalamos o Everest pelo norte, lado tibetano, como também o mineiro Vitor Negrete, em 2005. Todas as outras ascensões brasileiras foram realizadas pelo sul, lado nepalês.

Lembro que eu havia feito uma tentativa de escalar o Everest em 1991, quando cheguei até os 8.504m de altitude pelo lado do Nepal, por onde eu voltei em 2005, junto com o paranaense Irivan Gustavo Burda, para comemorar os 10 anos da primeira escalada. Esta foi a segunda vez que a bandeira do Brasil tremulou no Topo do Mundo (2 de junho de 2005).

Seria natural eu voltar ao Everest para comemorar os 20 anos desta bela conquista mas, após ter finalizado a escalada com sucesso tanto pelo Tibete quanto pelo Nepal, prefiro ir em busca de outros “Everestes”.

Em meus livros “Tudo pelo Everest” (tentativa da escalada em 1991) e “Everest, o diário de uma vitória” (escalada de 1995), é possível perceber o quanto o Everest foi marcante na minha vida. E em minha recém lançada autobiografia fotográfica, “O Brasil no Topo do Mundo”, o quanto é grandioso o meu desejo de conhecer outras montanhas, perceber suas diferenças e ampliar o meu conhecimento do imenso universo alpino.

Por tudo isso, resolvi comemorar os 20 anos da conquista brasileira do Everest, realizando mais uma expedição do meu maior sonho como projeto, o Mundo Andino. Em maio estarei na região de Cusco, no Peru, procurando concluir estudos e escaladas na região que foi escolhida para ser a capital do Império Inca.

Como sempre é preciso fazer um esforço para divulgar o fascinante mundo das montanhas, para que as pessoas possam conhecê-lo e valorizá-lo, neste período em que estarei comemorando os 20 anos da escalada do Everest, o livro “O Brasil no Topo do Mundo” (com 420 páginas, 1.320 fotografias, formato 27x31cm), estará sendo vendido pelo preço promocional de 120 reais. Conheça esta bela obra que reúne montanhas de todas as partes do mundo no site www.oBrasilnoTopoDoMundo.com.br

Se você já escalou “o seu Everest”, meus parabéns!
Continue dando sentido à sua vida, siga o seu caminho.
Vá em busca da realização de outros sonhos, da superação de novos desafios.
Descubra outros “Everestes”!

Namastê!

Waldemar Niclevicz