Estimados amigos

Já estamos no Chile, após mais de um mês escalando montanhas na Argentina. Entramos neste belo país andino pelo Passo de Água Negra, que está a 4.700 metros de altitude e fomos, no mesmo dia, para a base de mais uma grande montanha.

Nossa caminhonete Andina nos deixou há 3.900 metros, acampamento-base do Las Tórtolas. Após uma noite tranquila, começamos nossa aproximação rumo ao acampamento alto, na verdade um pequeno e confortável refúgio de montanha chamado Gabriela Mistral, situado há 5.200 metros de altitude, de onde fizemos nosso ataque ao cume.

O Las Tórtolas tem 6.160 metros de altitude e domina todas as montanhas vizinhas, por isso mesmo foi escolhido pelos Incas como local de cerimônias, encontramos em seu cume vestígios de antigos adoratórios.

Do cume percebemos claramente que o tempo continua muito instável do lado argentino, vimos o Mercedário, que acabamos de escalar, e outras inúmeras montanhas completamente nevadas, algo raro para esta região dos Andes na época em que nos encontramos. Temos amigos que agora estão escalando o Aconcágua e eles devem estar enfrentando muitas dificuldades com este tempo ruim.

Embora em nossa descida do Las Tórtolas tenhamos sido envolvidos por uma grande tempestade, esperamos encontrar aqui no Chile um tempo mais estável que nos permita escalar algumas de suas maiores montanhas.

Super abraço

Waldemar Niclevicz.