Queridos Amigos,

Hoje o dia amanheceu chuvoso nos Alpes. Que bom, assim posso descansar um pouco sem aquele sentimento de estar perdendo tempo, uma vez que tenho apenas três semanas para finalizar a escalada de todos os Quatro Mil.

Eu poderia dizer que faltam “apenas 13”, mas são todos difíceis e, além do clima instável, as condições das montanhas não são das melhores, tudo muito seco, muita pedra caindo e gelo aflorando nas cristas e trechos verticais, deixando a escalada um tanto delicada e perigosa.

Então… aquela sensação que tudo vai dar certo, só vou sentir se o clima realmente estabilizar, e se não faltar companheiros para as escaladas.

O Marcio Hoepers voltou para casa bem antes do programado, não se adaptou ao meio alpino, e como ele bem disse: “se eu continuar aqui vou acabar me matando”. Escalamos juntos a Crista de Peuterey e nas condições atuais ela assusta qualquer um, é um sem fim de pedras soltas, gelo muito duro e vertical, com “lances expostos”, em nosso linguajar isso significa escalar sem muita proteção, onde uma queda pode ser fatal.

Eu acredito que nada acontece por acaso, pois no mesmo dia que o Marcio voltava para o Brasil, eu seguia para o Lenzspite com a Daiane Luise, também de Curitiba. Ela está passando uma temporada em Chamonix e a oportunidade de escalarmos juntos era tão esperada por mim quanto por ela.

A melhor companhia é um companheiro motivado e experiente! Exigir isso de quem está ao nosso lado pode ser visto até como um sinal de egoísmo, mas na montanha é o que nos leva ao sucesso e garante a nossa sobrevivência.

Experiência de fato não se improvisa, mas a confiança do companheiro em nossa capacidade pode ajudar em muito a superar a sua falta e a criar um bom espírito de equipe que nos levará a vitória.

Temos três semanas decisivas pela frente! Que Deus esteja em nossos corações e nos permita voltar são e salvos para o fundo dos vales, sempre que tivermos a glória de gozar da privilegiada sensação de chegar ao cume de uma montanha!

Super abraço,

Waldemar Niclevicz

- – – – – -

QUATRO MIL ESCALADOS:
em anos anteriores = 10
em 2018 = 37
em 2019 = 22
Total 69, FALTAM 13 !

- – – – – -

Os Quatro Mil dos Alpes que faltam ser escalados:

  1. Dom de Mischabel (4.545m) Suíça
  2. Täschhorn (4.491m) Suíça
  3. Alphubel (4.206m) Suíça
  4. Aletschhorn (4.193m) Suíça
  5. Lauteraarhorn (4.042m) Suíça
  6. Schreckhorn (4.078m) Suíça
  7. Picco Luigi Amedeo (4.460m) Itália / França
  8. Mont Brouillard (4.069m) Itália
  9. Punta Baretti (4.013m) Itália
  10. Les Droites (4.000m) França
  11. Aiguille Verte (4.122m) França
  12. Grande Rocheuses (4.102m) França
  13. Aiguille du Jardin (4.035m) França