Ao celebrar o 30º aniversário da conquista brasileira do Everest, Waldemar Niclevicz pretende chamar a atenção mundial para a relevância da restauração ecológica como um passo fundamental para restabelecer o equilíbrio ambiental em áreas degradadas. Esse processo é vital para a recomposição da flora, a recuperação de nascentes, o retorno natural da fauna e, consequentemente, para a preservação de toda a biodiversidade. Tais ações são essenciais para a humanidade enfrentar as mudanças climáticas e garantir sua própria sobrevivência.

A nova escalada ocorrerá em abril e maio de 2025. Em 12 de março de 2025, foi inaugurada a “RPPN Reserva Natural do Alpinista Waldemar Niclevicz RNAWN”. O objetivo é restaurar um importante remanescente da Floresta com Araucária, reintroduzir abelhas nativas e proteger as nascentes do rio Açungui, que forma o rio Ribeira de Iguape.

Em 1995, Niclevicz recebeu das mãos do Pelé a bandeira do Brasil que tremulou pela primeira vez na história literalmente no Topo do Mundo. Agora, durante a inauguração da RNAWN, Niclevicz recebeu da Flávia Arantes, filha do Pelé, a bandeira da Restauração Ecológica, simbolizando uma araucária, que será levada até o topo do Everest. Este gesto visa alertar a população mundial e inspirar pessoas e empresas a criarem unidades de conservação e a adotarem atitudes que promovam o restabelecimento do equilíbrio ambiental em nosso planeta.

A Reserva Natural do Alpinista, localizada no município de Campo Largo, PR, é composta por 116 hectares, sendo 34 hectares uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural). Porém, ainda é necessário realizar o levantamento da fauna e da flora, bem como o respectivo Plano de Manejo, exigidos pelos órgãos ambientais, objetivos que serão cumpridos com o patrocínio da nova expedição ao Everest.

A “sede” da Reserva Natural já foi construída, o plantio de araucárias e outras espécies nativas está em pleno andamento. O retorno da fauna pode ser notado com o avistamento de animais como o veado-catingueiro, a onça-parda, cutias, iraras e uma infinidade de aves.

A RPPN já está recebendo a visita de alunos de escolas públicas e privadas. A educação ambiental é focada na restauração ecológica, no plantio de araucárias, na importância dos polinizadores e na proteção dos rios e nascentes.

Para ver fotos e vídeos, busque no Instagram por #RNAWN.

OBJETIVOS DA EXPEDIÇÃO:

• Comemoração Histórica: celebrar os 30 anos da primeira escalada brasileira do Everest, realizada por Waldemar Niclevicz e Mozart Catão em 1995.

• Conscientização Ecológica: alertar sobre a crise climática e engajar pessoas na causa ambiental, demonstrando a importância da restauração ecológica.

• Aprimoramento da Reserva Natural do Alpinista: levantar recursos para o plantio de 400 mudas enxertadas de araucária, para a realização do diagnóstico da flora e da fauna, e desenvolvimento e implementação do Plano de Manejo da RPPN.

• Geração de Valores: potencializar a integração de esporte e aventura com conservação da natureza, gerando valores socioambientais significativos para a imagem do patrocinador.

A “Expedição 30 Anos do Brasil no Everest, em prol da Restauração Ecológica”, conta com o patrocínio da Sanepar, Growth Supplements#BrazilsBest Institute HELISUL.

A partida do Brasil para o Nepal está confirmada para o dia 26 de março de 2025, a expedição vai até o dia 30 de maio de 2025. Os companheiros de Waldemar em sua nova escalada serão os alpinistas Freddy Rangel e Pedro Hauck.