Escalada em: 06 de novembro de 2005.

Junto com: Adriano Freire, Christiano Freire, Cesário Ramalho da Silva Filho e Jairo Barbosa.

Rota percorrida: Normal.

Dificuldade: F, fácil.

Tempo estimado: 4 dias.

Época adequada: dezembro a março.

Acesso: de Santiago, uma hora e meia de carro até o Valle Nevado.

Aproximação: Do Valle Nevado, 4 a 5 horas de caminhada até Piedra Numerada (3.370m) (acampamento-base); mais 4 horas de caminhada levam até o Refúgio Federacion (4.100m) (pequeno refugio revestido com uma lata, cor laranja, onde cabem no máximo 4 pessoas), lugar do acampamento alto.

Equipamento necessário: completo de alta montanha, botas duplas e grampões.

A Escalada:

Do acampamento alto seguir rumo ao início do acarreo (rampa de pedras soltas) que desce do El Plomo, onde se encontra as ruínas do Refugio de Agostini (4.600m). Dali parte um caminho bem marcado pelas pedras soltas, seguir este caminho até chegar ao Glaciar Iver del Plomo. Atravessar o glaciar em direção ao “lomo” do el Plomo, até a “Pirca del Inca” (5.050m), então cruzar o glaciar em direção ao cume. Total de 6 a 8 horas desde o acampamento alto.

Do alto do El Plomo avista-se ao longe a cidade de Santiago, e a imponente Cordilheira dos Andes se propagando para o sul e para o norte.

Ao norte se destaca o Aconcágua (6.959m), a maior montanha das Américas, além do Tupungato (6.570m) e outras grandes montanhas. Para o sul chama a atenção o Morado (4.647m), com seu cume pontiagudo.