A “Expedição Real Norte”, como o nome indica, se desenvolveu na parte norte da Cordilheira Real, a principal cordilheira dos Andes bolivianos.

A Cordilheira Real é simplesmente fantástica do ponto de vista alpino, possui aproximadamente 180 km de extensão e conta com seis montanhas com mais de 6 mil metros de altitude. Quatro desses verdadeiros colossos andinos ficam justamente na sua parte norte, a mais imponente e selvagem de toda a Cordilheira Real.

Essa foi uma expedição maravilhosa, embora o tempo tenha nos atrapalhado um pouco, dessa forma fomos mais exigidos física e tecnicamente, o que também foi interessante.

Meu maior objetivo era a escalada do Chachacomani, uma montanha que há muito tempo me chamava a atenção devido a sua beleza e isolamento, longe das grandes multidões de alpinistas que invadem todos os anos os domínios do Huayna Potosi e do Illimani, as montanhas da Cordilheira Real mais visitadas, e isso por pessoas do mundo inteiro, que acabam esquecendo-se das outras montanhas dos Andes bolivianos.

Não é de se admirar que no Chachacomani não encontramos absolutamente nenhum rastro de expedições, apenas um ambiente selvagem e aparentemente intocado e, claro, lindo, marcado por lagunas, cachoeiras, lhamas e alpacas.

Clique na montanha escalada para mais detalhes:

Janko Laya (5.545m)

Chachacomani (6.074m)