2019 foi um ano muito bom! Convivi mais com os meus amigos e fiz novas amizades, o que me ajudou a evoluir como ser humano e a ter mais esperança em realizar grandes projetos.

Meu trabalho como palestrante, que estava com a demanda reprimida em razão da “crise”, voltou a ter uma boa procura, renovando o meu entusiasmo para superar as expectativas das empresas que me contratam. Dedicação mais do que justificada, pois faz tempo que as palestras é que me proporcionam os recursos financeiros para as expedições, e, muitas vezes, para toda a minha equipe.

Cada palestra continua sendo tão gratificante quanto uma escalada, traz emoção ao publico e a mim, como se mais uma vez eu tivesse chegado ao topo de uma montanha.

Apesar de eu querer deixar bem claro a minha gratidão às empresas que me contratam para palestras, o que realmente marcou 2019 em minha vida foram novamente as montanhas, mais especificamente os Quatro Mil dos Alpes.

Foram incríveis as experiências que tive ao tentar finalizar a escalada de todas as 82 montanhas dos Alpes com mais de quatro mil metros de altitude, projeto iniciado em 2018, e que não pude finalizar em 2019.

Faltaram “quatro” Quatro Mil, que achei melhor deixar para escalar em 2020, porque o risco de um acidente em razão das pedras soltas era muito alto. Os Alpes estão sendo seriamente afetados pelo aquecimento global, há cinco anos que praticamente não neva no inverno, deixando as montanhas no verão sem neve suficiente para conter as pedras nas encostas mais verticais, o que acabou causando dezenas de mortes este ano.

Alpinista bom é alpinista vivo! Aquele que sempre volta para casa!

Este aparente fracasso do projeto Quatro Mil dos Alpes, acabou se transformando no meu maior trunfo de 2019, pois como tenho que voltar para os Alpes acabei elaborando um novo projeto, tão audacioso e desafiador quanto o Quatro Mil, que será divulgado assim que fecharmos detalhes com possíveis, e tão necessários, patrocinadores.

O que posso adiantar é que em 2020 vamos enfrentar rotas de elevado grau de dificuldade, com escaladores brasileiros que hoje fazem parte da elite mundial. Vai ser emocionante!

Enquanto não chega a hora de voltar para os Alpes – que vai acontecer primeiro em abril, e depois em julho e agosto de 2020 –  vou trabalhando na edição de um filme sobre os Quatro Mil, e já é possível ter uma ideia de como ele vai ficar acessando o meu canal no Youtube, não deixe de assistir: teaser de 2018 e teaser de 2019.

Minha gratidão aos amigos alpinistas que estiveram comigo este ano nos Alpes: aos brasileiros Alexandre Mellek, José Luiz Hartmann, Rogério Oliveira, Marcio Hoepers, Daiane Luise e Vinicius Todero; ao chileno Raúl Barros; ao suíço Florian Peter; ao italiano Mirco Marchisio.

Minha gratidão as únicas empresas que apoiaram o projeto Quatro Mil dos Alpes: a argentina Ansilta e a Audi Brasil.

Desejo a todos um feliz e abençoado Natal!

Que em 2020 seus projetos se realizem e que suas escolhas sejam sempre iluminadas por Deus, propagando amor, paz e felicidade!

Que as montanhas, e nossos verdadeiros amigos, continuem nos dando o entusiasmo necessário para continuarmos acreditando em nossos sonhos!

Namastê!

Waldemar Niclevicz

PS: segue uma seleção de fotos dos Quatro Mil dos Alpes, a essência do Alpinismo.