País: Itália, fronteira com a Suíça.

Escalada em: 16 de agosto de 1991.

Junto com: em solitário.

Rota percorrida: Cresta del Leone.

Dificuldade: D-, difícil inferior, IV.

Tempo estimado: 2 dias.

Época adequada: julho e agosto.

Acesso: de Aosta estrada até Cervinia.

Aproximação: de Cervinia (2.012m), ida até o Refugio Degli Abruzzi (2.802m), em duas horas de caminhada. Superando passos fáceis de escalada em rocha se chega após quatro horas ao Refugio Carrel (3.835m), já na Cresta Leone.

Equipamento necessário: completo de escalada em rocha, indispensável capacete e grampões.

A Escalada:

A Cresta del Leone não é muito difícil e está bem equipada com cordas fixas, mesmo assim é fundamental estar encordado e tomar muito cuidado devido a elevada exposição. Muito importante o uso do capacete, pois é comum as cordadas acima deixarem cair acidentalmente pedras para baixo. Também é importante levar os grampões, pois pode ser necessário.

Fiz a escalada em solitário, por isso sai à 1h da madrugada do Refugio Carrel, para evitar o risco de caída de pedras de alguma cordada que estivesse acima. Acabei chegando ao cume às 5 da manhã, quando ainda estava escuro e não havia absolutamente ninguém. Retornei uns 100 metros para passar o tempo, e voltei a subir até o cume para contemplar o amanhecer. Aos poucos foram surgindo vários alpinistas tanto do lado suíço como do lado italiano.