País: Itália, fronteira com a França.

Escalada em: 19 de agosto de 1991 e 22 de agosto de 2011.

Junto com: em solitário.

Rota percorrida: Via Col du Midi / Tacul / Maudit.

Dificuldade: PD+, pouco difícil superior.

Tempo estimado: 2 dias.

Época adequada: julho e agosto.

Acesso: por estrada, ida até Courmayeur (Itália) ou Chamonix (França).

Aproximação: De Courmayeur (1.224m), ir de carro até La Palud, de onde um teleférico leva até o Refugio Torino (3.375m). De Chamonix (1.030m), pegar teleférico até Aiguille Du Midi, de onde facilmente, em 30 minutos, se chega ao Refugio Cosmiques (3.613m).

Equipamento necessário: completo de alta montanha, botas duplas, grampões, piolet e corda.

A Escalada:

Fiz duas vezes a escalada do Mont Blanc, sempre tendo como ponto de partida o Refugio Torino (Itália).

 Para se chegar até o Col du Midi (3.532m), leva-se de 2 a 3 horas desde o Refugio Torino (3.375m), ou poucos minutos desde o Refugio Cosmiques (3.613m). Seja qual for a opção de partida, é preciso sair bem cedo dos refúgios, por volta da meia noite, e estar bem fisicamente, pois a jornada é longa.

Do Col du Midi, enfrentando a travessia de várias gretas, seguir até o cume do Mont Blanc Du Tacul (4.248m) (três horas). Não é necessário ir até o cume do Tacul, pouco antes, a 4.100m, o caminho se bifurca para a direita, levando em direção ao Mont Blanc. Com esta opção se economiza cerca de meia hora.

Do Tacul, depois de uma breve descida até o Col Du Maudit (4.035m), continuar à direita, sempre subindo em terreno cada vez mais inclinado, 50º, para se chegar até um pequeno colo (4.345m) logo abaixo do cume do Maudit – subindo a empinada crista e contornando algumas pedras, em cerca de 30 minutos se chega ao cume do Maudit (4.465m). Chegar a este pequeno colo é a maior dificuldade para quem está seguindo rumo ao Mont Blanc (2 horas desde o Tacul)

Do pequeno colo, contornar o cume do Maudit pela sua direita e seguir até o amplo Colo de La Brenva (4.303m), retomar a subida seguindo o sempre marcado caminho sobre a neve, para chegar finalmente ao cume do Mont Blanc (2 horas desde o Colo de La Brenva).

A Descida:

A descida pode ser feita facilmente pela Rota Normal francesa, através do Dome du Goûter (4.304m), até a Aiguille Du Gouter (3.817m) que se atinge em cerca de duas horas. Por este caminho deve-se continuar a descida por mais três horas até Nid d’Aigle (2.386m), de onde um trem cremalheira te deixa em Bellevue (1.790m), e depois um teleférico te deixa em Les Houches, de onde é possível pegar um ônibus e voltar para Chamonix.

Esta opção é interessante para conhecer a subida pelo Goûter, mas é muito cansativa devido ao trecho do Refugio Goûter até Nid d’Aigle ter se tornado um deserto de pedras desolador, devido a retração do glaciar, em razão do aquecimento global. Em 2011 fiquei extremamente desapontado ao descer pelo Goûter, pois em 1991, quando estive ali a primeira vez, a paisagem era completamente diferente, muito mais bonita.

 Minha sugestão é que se faça a descida pelo mesmo caminho da subida, tendo a atenção de voltar até a Aiguille du Midi antes das 17 horas (hora do último teleférico para Chamonix).

Em 2011 repeti a escalada do Mont Blanc, após escalar em solitário a Crista Kuffner que vai até o cume do Mount Maudit.