Hoje pegamos a estrada às 6 da manhã com nosso Q8, patrocinado pela Audi Brasil, com a intenção de dirigir por 180 Km até a cidade de Saas-Fee. Para a nossa surpresa estava trovejando, bem nublado, e quando mais nos aproximávamos de Interlaken, mais escuro ficava, logo começou a chover forte!

Impressionante, pois nenhuma das previsões do dia anterior nos apontava essa tempestade! Revisamos mais uma vez as previsões e, tristemente, chegamos a conclusão de voltar para a nossa base, a casa do Alexandre Mellek, querido amigo brasileiro que mora em Stans, Nidwalden, Suíça.

Já que estou contanto com excepcionais companheiros, o clima tem sido a minha única preocupação este ano nos Alpes, e está nos atrapalhando muito. Em nossas primeiras investidas sofremos com o excesso de neve e um calor absurdo! Nevou de forma anormal em abril e maio, e agora, com o calor do verão a neve está derretendo, deixando a montanha muito perigosa e cansativa, devido tanto ao risco de avalanches quanto ao fato de nos afundarmos facilmente na neve. Nem mesmo de madrugada faz frio suficiente para deixar dura a superfície dos glaciares!

Foi muito frustrante não alcançarmos o cume do Aletschhorn (4.193m), o primeiro Quatro Mil enfrentado, desistimos a 3.700m, às 4 da madrugada, quando percebi a crista afiada de neve se desmoronando em cada passada, pensando que em nosso regresso por ali poderia ser fatal com o calor do sol.

Depois voltamos para o Oberland, e parecia que seria tudo igual novamente. Então acabamos realizando uma estratégia que se demonstrou eficiente, quando se tem uma equipe de fato unida e consciente da realidade. Para garantir o sucesso da escalada do nosso primeiro Quatro Mil nesta temporada, o Raul e o Rogério acabaram abrindo mão de chegar ao cume, possibilitando que o Chiquinho e eu fossemos e voltássemos mais rápidos até o topo do Gross Grünhorn (4.044m), uma vez que ainda teríamos que fazer uma travessia até outro refugio.

No dia seguinte o Chiquinho ficou descansando e eu fui com o Raul e o Rogério até o topo do Finsteraarhorn (4.274m), a maior montanha do Oberland.

E no próximo dia, Raul e Rogério retornaram para resgatar o Audi Q8 em Fiesch (local por onde entramos na montanha), e o Chiquinho e eu continuamos nossa travessia, passando por entre seracs (blocos de gelo) ameaçadores, desescalando uma rota difícil e desconhecida para nós, e deixando o Oberland de trem cremalheira por Jungfraujoch até Lauterbrunnen, onde fomos resgatados pelo Raul e pelo Rogério. Desta forma, graças a um belo trabalho em equipe, conseguimos escalar o Hinter Fiescherhorn (4.025m) e o Gross Fiescherhorn (4.025m).

De volta a nossa base, descansamos observando pela janela a chuva de granizo e trovoadas, algo realmente desconfortável que nos impediu de voltar para as montanhas em seguida, e exatamente o que aconteceu hoje.

Mesmo assim o Chiquinho, o Rogério e eu, conseguimos há dois dias escalar La Dente Blanche (4.357m), um dos mais belos e técnicos dos Quatro Mil, sentindo a falta no nosso amigo chileno Raul Barros, que infelizmente já retornou para casa. Quem nos acompanhou foi outro amigo, o suíço Florian Peter, que também escalou comigo nos Alpes ano passado.

A equipe logo vai ter mais alterações, dia 15 de julho o Chiquinho e o Rogério voltam para o Brasil. Mas novos companheiros do Marumbi vão chegar! Infelizmente não tivemos nenhum patrocínio em dinheiro, assim ninguém pode ficar muito tempo escalando aqui nos Alpes, onde toda a despesa é bem cara em se tratando de gastos em euro e franco suíço!

Apesar de todas as dificuldades impostas pelo clima, estou satisfeito com os resultados, e confiante em superar todos os 82 Quatro Mil dos Alpes este ano. Amanhã, já com a estratégia refeita, pegaremos novamente a estrada, esperando uma pequena trégua do clima para podermos escalar mais um, ou dois… Quatro Mil dos Alpes.

QUATRO MIL ESCALADOS:
em anos anteriores = 10
em 2018 = 37
em 2019 = 5
Total 52, FALTAM 30 !

Que as dificuldades sejam superadas, que a esperança não seja abalada, que continuemos acreditando e se esforçando para realizar os nossos sonhos!