Escalada em: 14 de agosto de 2019.

Junto com: Vinicius Todero.

Rota percorrida: Lauteraargrat (travessia desde o cume do Schreckhorn).

Dificuldade: “D+”, difícil superior, V em rocha, até 50º em neve.

Ponto de apoio: Refúgio Schreckhornhütte (2.529m).

Desnível: 1.700m do refúgio, 600m as dificuldades.

Tempo estimado: dois a três dias.

Época adequada: meados ou final do verão (final de julho ou agosto), importante que a rocha esteja seca, porque a escalada é toda em rocha (apenas o acesso é sobre o glaciar).

Acesso / Aproximação: desde Grindelwald (1.034m) (deixar o carro no estacionamento do teleférico Pfingsteggbahn), seguir com o teleférico (www.pfingstegg.ch) até Pfingstegg (1.392m); depois seguir por trilha bem sinalizada, primeiro em direção a Bäregg (1.772m, hotel e restaurante), deste ponto a trilha se torna mais acidentada, e um tanto delicada no salto de rocha Rots Gufer, equipado com escadas e cordas fixas, perigoso se enfrentado com mau tempo, pois os rios enchem rapidamente e invadem a trilha. Após 4h30 a 5h de caminhada se chega ao Schreckhornhütte (2.529m).

Equipamento necessário: completo de escalada em rocha, uma corda de 60m, 5 a 6 friends (pequenos e médios), 8 costuras longas, grampões, um piolet por pessoa é suficiente.

Escalada:

A escalada do Lauteraarhorn foi feita desde o cume do Schreckhorn, em uma linda travessia pela crista chamada de “Lauteraargrat”.

É uma travessia destinada para alpinistas com muita experiência, realizada por apenas 5 ou 6 cordadas por ano, segundo o gestor do refugio Schreckhornhütte.

Descrever com detalhes a Lauteraargrat é difícil, embora o caminho seja bem óbvio, sempre pela afiada crista, onde despontam torres de rocha, principalmente na segunda metade da travessia. A maioria destes gendarmes ou torres devem ser escalados até o topo, e novamente desescalados do outro lado. Alguns rapeis podem simplificar o caminho, neste caso no local encontram-se pequenas ancoragens antigas que devem ser revisadas com atenção.

O Vini e eu levamos cinco horas para percorrer a Lauteraargrat.

Descida:

Depois de escalar o Schreckhorn e a Lauteraargrat, descemos o Lauteraarhorn por sua crista Sudoeste, uma escalada classificada como AD+.

É bem difícil descer uma montanha por um caminho diferente da subida, portanto desconhecido, por isto esta descida deve ser feita com muito cuidado e com todas as informações necessárias.

O início da descida, desde o cume do Lauteraarhorn, por sua crista Sudoeste é bem evidente, a rocha é de ótima qualidade e não existe como se perder. Mas ao se avistar o pico 3.915m que se destaca um pouco à esquerda, depois de se ultrapassar uma pronunciada torre de rocha (gendarme), e ao estar exatamente na sua altura, deve-se desviar para à direita em um caminho cheio de pedras soltas, que perde altura rapidamente, este caminho é a “Rota Normal” do Lauteraarhorn, que se for seguido totalmente, vai nos levar ao Strahlegggletscher e ao Aarbiwak.

A forma mais fácil de voltar ao Schreckhornhütte é fazer uma travessia na parte superior da parede Sul do Lauteraarhorn, e o crux desta descida é encontrar justamente o início desta travessia, ou seja, o momento certo de abandonar a rota normal do Lauteraarhorn na descida e seguir para à direita. Isso dever ser feito numa altitude de aproximadamente 3.800m, onde normalmente tem um grande marco feito com pedras, com cerca de meio metro de altura, neste ponto é preciso entrar à direita.

A travessia começa em ligeira subida, logo uma parte mais plana, e depois em ligeira descida, e está marcada com pequenos marcos de pedra. É uma simples caminhada por uma falha da montanha, que tem como meta final o “ombro” da crista Sudoeste do Lauteraarhorn, na verdade um pequeno ressalte nesta crista, facilmente identificável.

No final da travessia existe um pequeno campo de neve, ir em direção a ele e atravessá-lo até o filo da crista, descer bem pelo filo da crista até encontrar o primeiro “fitone” (barra de ferro de cerca de 2cm de diâmetro, fincada na rocha e com cerca de meio metro de altura para fora da rocha).

Este é o início do “Schraubengang” (caminho do parafuso em alemão), lugar delicado devido a péssima qualidade da rocha, com vários acidentes fatais, equipado em 2017 com cinco barras de ferro que são usadas como paradas ou pontos de rapel. Este caminho não está na vertical, para evitar que ao fazer o rapel as pedras que fatalmente vão cair não atinjam o colega que estiver abaixo. O primeiro rapel deve ser feito caindo-se para à direita. O segundo rapel na verdade é quase uma caminhada na horizontal para à esquerda, bem para à esquerda. O terceiro rapel é caindo para à esquerda, assim como o quarto. O quinto rapel é o mais longo, cerca de 30m, e nos deixa na base da parede.

Depois deste trecho delicado, continua a desecalada buscando o filo da crista que está abaixo, no início larga e cheia de pedras soltas, mas aos poucos vai ficando estreita e a rocha com melhor qualidade, por isso evitar sair do filo, pois apenas uns metros abaixo as pedras soltas voltam a dominar.

Deste ponto já é possível avistar o nosso objetivo, o Strahleggpass (3.340m), de lá volta-se ao Gaagg (3.200m), e então para o Schreckhornhütte (2.529m).

A descida do cume do Lauteraarhorn (4.042m) até o Schreckhornhütte (2.529m) leva em média de 6 a 7 horas, se você não se perder muito!

Contando a escalada do Schreckhorn, a travessia Lauteraargrat e a descida do Lauteraarhorn, foram 23 horas de atividade sem parar! Lindíssima escalada, mas exigente fisicamente!

Para ver como foi a escalada do Schreckhorn clicar aqui.